Pantone sem glúten e lactose

panetone
HO HO HO

Depois que descobri minha intolerância a lactose e minha nada agradável amizade com o glúten tenho procurado diversas receitas sem esses ingredientes. Confesso que ainda tenho um olhar torto para a farinha de arroz, mas mesmo assim resolvi arriscar e procurei várias receitas de panetone sem glúten e sem lactose. Encontrei receitas bem diferentes, muitas que levavam ingredientes difíceis de achar, então encontrei uma receita que se repetiu em vários sites e blogs e resolvi reproduzi-la.

Minha opinião sobre esta receita: Realmente ela é bem levinha, fica um panetone molhadinho, mas tem que colocar bastante recheio. E o melhor ou não, tem que comer quentinho e na hora, porque depois que esfria, fica difícil de comer, fica duro e muito seco. Não sei, talvez devo ter errado em algum ponto, se alguém tiver outra receita melhor, que possa compartilhar, escreva por aqui.

Contudo, vale muito a pena fazer para um cafezinho da tarde.

gluten freelac free

banner ingred
2 xícaras de chá de Farinha de Arroz
1/2 xícara de chá de Fécula de Batata
2/3 de xícara de chá de Polvilho Doce
1/2 colher de chá de Sal
1 1/2 colher de chá de Goma Xantana
1/2 xícara de chá de açúcar
10g de Fermento Biológio Seco
1 xícara + 1 colher de sopa de Água Morna
1 Ovo
2 colheres de sopa de Óleo
1 colher de sopa de Essência de Panetone
1 colher de sopa de Chia
150g Frutas cristalizadas
150g Uvas Passas

banner modo fazer
En uma vasilha prepare a esponja, colocando a água morna, o fermento e o açúcar. Deixe descansar até virar uma esponja. Em uma vasilha a parte misture os ingredientes secos e reserve. Bata com o fouet o ovo, o óleo e a esséncia de panetone. Agora é a hora de misturar tudo. O melhor é misturar na batedeira com o batedor gancho, mas se não tiver pode misturar na mão, respeitando a mesma ordem que irei passar agora. Primeiro coloque na batedeira a esponja, Depois misture os ovos batidos com o óleo e a essência, misture com uma colher ou com o fouet. Coloque uma xícara da mistura dos ingredientes secos e ligue a batedeira em velocidade baixa, depois de misturar bem, vá aumentando a velocidade da batedeira a medida que for adicionando o restante das farinhas.

Deixe bater bem por aproximadamente 5 minutos.

Desligue a batedeira e acrescente as frutas cristalizadas e as uvas passas, você pode colocar também chocolate caso queira um chocotone.

Tampe a tigela com a massa e deixe descansar por aproximadamente duas horas.
Depois deste tempo, pegue a massa com delicadeza faça uma bolinha e coloque na forma de panetone untada com óleo, ou uma forma de pão, untada, que desejar. Deixe descansar por mais vinte minutos, coberto por um pano limpo. Este é o tempo que seu forno levará para pré aquecer á 180°.

Antes de colocar para assar, você pode pincelar um ovo batido sobre o panetone. Esta massa rende um panetone médio. Lembrando que esta massa não tem glúten, por isso ela não cresce muito. A Goma Xantana dá uma leveza na massa ajudando a crescer um pouco. Mas é um panetone bem diferente, porém não menos saboroso que o original.

Anúncios

2 comentários sobre “Pantone sem glúten e lactose

  1. Léia disse:

    Boa tarde Ana! Eu sou celíaca e descobri o meu problema a quase 5 anos e panetone sempre foi o que mais me fez falta e hoje eu faço meus pães, bolos e panetone substituindo metade da farinha de arroz por outras farinhas mais saudável como sorgo, sarraceno, banana verde, aveia e não uso polvilho pois é ele que pesa a massa e uma descoberta incrível que fiz recentemente é usar farinha de grão de bico para deixar as massas mais úmidas e poder comer no dia seguinte sem precisar de geladeira ou esquentar de novo, uso mais ou menos 50g para um pão ou panetone de 800g a 1kg e também uso psylium em pó que dá leveza a massa são segredinhos que não achamos nos sites, mas que descobri fazendo experiências em minha cozinha. Espero que tenha ajudado. Eu fiz uma receita de panetone parecida com a sua mais fiz as substituição e acrescentei as outras duas ficou ótimo e super aprovado por todos aqui em casa!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s