Coração Folhado com recheio de Damasco, Canela e Raspas de Limão

folhado dam

Obaaa, chegou o mês mais doce do ano. Logo logo chega o Natal e está na hora de pensar nas delicias que iremos preparar em um dia tão importante que é a chegada do menino Jesus. Estes dias resolvi fazer um experimento rs Peguei um pedaço de massa folhada que estava no congelador, damascos picados também congelados, achei um limão siciliano, que eu amo, olhei para o lado, vi uns pauzinhos de canela e disse, ‘Por que não?’

Uma das coisas que mais me encanta na gastronomia é você poder misturar diversos ingredientes e se deparar com sabores realmente diferentes, tanto para o lado bom quanto para o lado ruim. A minha sorte que neste caso foi inacreditavelmente para o lado bom!!!

folhado de damasco

Confesso que eu tenho um pouco de receio em usar frutas congeladas se não for para fazer suco ou sorvete, falta de experiência mesmo. Por isso esperei os damascos descongelarem e os levei ao fogo com açúcar, limão e canela. Deixei ferver bastante e acabou formando uma geléia de damasco. E o aroma que deixa na casa, nossa, que delícia! Usei um cortador de coração para o doce ficar mais bonitinho. Afinal, Natal é amor, neh. Quando coloquei a geléia de damasco na massa folhada achei meio sem graça, ai vai lá eu inventar novamente e coloquei raspas de limão siciliano por cima do recheio. Valeu a pena arriscar, deu um toque bem especial no sabor, tirou um pouco o doce do damasco. E para finalizar o prato com charme, depois de assado e ainda quentinho polvilhei açúcar refinado sobre os folhados. Uma apresentação caprichada da até mais prazer em comer, não é mesmo. Por isso vale a pena investir um tempinho a mais na finalização dos pratos (ainda estou aprendendo como fazer isso).

banner ingred

300g Massa Folhada

200g Damasco Picado

1 Limão Siciliano (raspas e suco)

1 colher de chá de Canela em pó

2 colheres de sopa de Açúcar Refinado

Açúcar de Confeiteiro para polvilhar

banner modo fazer

Enquanto a massa folhada descongela, coloque em uma panela os damascos picados, a canela em pó, o açúcar refinado e uma colher de sopa do suco de limão. Leve ao fogo baixo e deixe ferver até começar a engrossar. Desligue o fogo e deixe esfriar. Quando a massa folhada estiver no ponto de abrir, abra a massa e corte com um cortador de sua preferencia. Coloque os cortes que você fez da massa folhada em uma forma ou prato que caiba no seu congelador. Cubra o recipiente com papel filme e volte para o congelador, o tempo será até a geléia de damasco esfriar por completo. Não esqueça de guardar o restante da massa. (Se sobrar rss) A montagem é super simples, retire do congelador a massa folhada cortada, coloque os cortes na forma que irá assar e recheie um dos pares da massa, coloque sobre o recheio as raspas do limão. Lembre-se de deixar um espaço na borda para poder fechar a massa. Com o dedo ou um pincel culinário, umedeça com água filtrada a borda da massa folhada, coloque o outro par por cima e pressione toda a lateral com um garfo para dar uma charme ao seu doce. Volte a massa para o congelador enquanto seu forno pré aquece por 20 minutos a 180°. Asse por aproximadamente 30 minutos, ou até ficar dourado. Algumas pessoas gostam de pincelar a massa folhada com gema, eu particularmente não gosto, mas vai de cada um.

DSC04196

Aproveite o calor e surpreenda seus convidados com o Folhado de Damasco quentinho acompanhado com sorvete de limão!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s